sábado, 12 de junho de 2010

Placa mãe Phitronics

Uma cliente me doou uma placa mãe Phitronics P7I45GC-M V1.0A . Ansioso pra fazer um upgrade no micro do meu filho comprei um processador Intel Dual Core E5400 pra ele. Infelizmente a placa mão não reconheceu corretamente o processador e invés de usar o multiplicador 13.5 ela TRAVOU em 6.0, fazendo o processador cair de 2700mhz para 1200mhz.

Como o micro dele era um Athlon XP 2300 o upgrade foi válido. “Cavalo dado não se olha os dentes”, mas fiquei chateado com o underclock. No site da Phitronics não havia uma bios atualizada que fizesse a placa mãe reconhecer corretamente processadores de 45nm.

A solução foi instalar a bios de UMA OUTRA PLACA MÃE. Pesquisei as características das placas e formato físico e descobri 2 placas que são praticamente identicas a essa: ECS 945GCT-M2/1333 (V1.0A) e a PC Chips 945GCT-M2/1333 (V1.0A) 

Como não sou fan da PC Chips instalei a Bios da ECS, usando os parametros do AFUDOS para ignorar a placa mãe errada, e TADAM!!!! Processador funcionando perfeitamente!

P7I45GC_G
Placa da Phitronics

ECS 945GC-M2_oficial
Irmã gêmea da ECS

41 comentários:

LOL disse...

estou com o mesmo problema(mesma mobo). pode me ajudar a atualizar a bios?

Devanir disse...

Você tem experiência em lidar com prompt de comando, DOS, discos de boot etc? Atualizar a BIOS é um procedimento perigoso que pode danificar pra sempre sua placa mãe.
Sua placa mãe também é uma P7I45GC-M V1.0A ?

LOL disse...

não tenho experiencia com DOS ;/

minha placa é a mesma, e estou com um C2D 2.93ghz, ele esta rodando a 1600ghz.

Pablo disse...

amigo li sobre o que vc fez e me enteressei, tenho uma placa ecs 945gct-m v1.0 e coloquei um dual core e5400 nela mas, ocorreu o mesmo que com voçê só reconhece 1200mhz~=. eu queria uma opinião, será que dá certo eu fazer isso na minha placa mae? eu corro risco de perdela?
se der poste sua opinião. antes de tudo obrigado pela atenção.

Unknown disse...

Parabéns pelo post amigo!

Estava procurando uma irmã gêmea dela também, olhei diversas placas com o chipset i945gc, estava difícil encontrar até me deparar com o seu post! Muito útil!

Obrigado por compartilhar sua pesquisa!

Unknown disse...

Parabéns pelo post amigo!

Estava procurando uma irmã gêmea dela também, olhei diversas placas com o chipset i945gc, estava difícil encontrar até me deparar com o seu post! Muito útil!

Obrigado por compartilhar sua pesquisa!

Ligeirinho disse...

muitíssimo agradecido fico. Isso me ajudou muito, uma vez também que o site da Phitronics está fechado (será que ela faliu?) e eu precisava ver um problema em uma placa mãe. Sucesso para ti.

Tecmund disse...

por favor me ensina como você atualizou a bios placa mãe phitronics p7i45gc-m v1.0a para a bios dessa outra placa mãe passo,a passo

Predador Virtual disse...

Obrigado amigo, salvou minha placa. hoje a site da philtronics nem existe mais a empresa se nao me engano faliu. consegui usando sua dica da bios da ecs e esta perfeita agora. ja estava ate sem esperanças pensei que teria que trocar minha mobo. comprei um pc que veio com a bios do vendedor warezmega, a bios veio cheia de bugs e travando muito. agora esta tudo funfando muito bem.
mais uma vez obrigado

Celia disse...

Olá amigo !
estou exatamente com o mesmo problema
acontece igual com a mesma placa e processador , mas não estou conseguindo quando uso o AFUWIN dá mensagem de erro e não atualiza o bios , com vc aconteceu isso tbm ?
Obrigado.

Celia disse...

Olá amigo .
Consegui , ficou 100%
só estava faltando coragem para desmarcar a opção do not check rom id no Afuwin e resolvido .
Salvou minha placa .
Obrigada mesmo .

Unknown disse...

devanir eu atualizei minha placa mae com essa bios da ecs e nao ficou do jeito que eu esperava,mas o modelo da minha placa mae é essa P7I45GC-M+ V1.0A,pelo jeito sao placas diferentes,vc poderia me indicar uma bios compativel com essa placa mae ou como faço para procurar?E o numero impresso na placa mae é esse 15-V33-011092.

Devanir disse...

O mais importante é que as placas sejam muito parecidas, tanto em especificações quanto no visual (distribuição dos componentes).
Quanto mais parecidas visualmente maior é a chance de usarem os mesmos componentes e placa base.

Flávio disse...

Também tive o mesmo problema que o Eric, o número impresso na placa também é igual (15-V33-011092).Graças às dicas do Devanir resolvi o problema.

1. Entre no site da ECS (http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite);
2. Escolha o item "Motherboard";
3. Depois escolha a opção "Intel Platform";
4. Então, escolha o modelo "Socket 775";
5. Selecione a placa 945GCT-M2/1333 (V1.0A);
6. Depois clique em "Download";
7. Aí é só baixar os drives que você precisa, inclusive o da BIOS que é muito difícil de ser achada para esse modelo (eu mesmo testei o drive da BIOS e funcionou, certificando que esses drives são mesmo da referida motherboard, se não fosse teria inutilizado a mesma).
Se pintar alguma dúvida baixe o manual do placa. Você verá na ilustração (pag.10) que as placas são idênticas.


Unknown disse...

oi alguem poderia me ajudar minha placa mae é phitronics P7I45GC-M socket lga 775 queria muito colocar um core 2 duo E8600 porem ele tem FSB de 1333 MHZ e minha placa mae tem 800 FSB MHZ e queria saber tambem se eu posso colocar 2 pente de 2 gigas 667 MHZ de ram cada por favor gente tirem essa duvida desde ja agradeço

Bruno Garcia disse...

a minha maquina nao estava instalando o windows 7
agora vou fazer o teste
depois de att a bios

Unknown disse...

boa tarde qual foi os comandos que vc fez no afudos para forçar a atualização na bios da placa?

Devanir disse...

Tem muitos anos isso. Realmente não lembro. Mas se vc executar o programa com /? ou ? ou -? ele deve te mostrar uma lista de possíveis paramentos. Um deles certamente é "ignorar modelo da placa"

Bruno Garcia disse...

Só pra constar, a minha placa mae estava com problemas.
não resolveu mas o update funcionou legal, o problema era hardware mesmo

Anônimo disse...

muito boa a dica, tava precisando atualizara minha bios para ter suporte para meu processador intel e5700, nao é um dos melhores mas muito bom, funcionou perfeitamente depois da atualização. muito fácil de executar..... Obg Devanir

Devanir disse...

Fico feliz por ter ajudado!

Unknown disse...

Excelente! fiz o procedimento e deu tudo certo, agora minha placa mãe tem suporte a boot por usb e reconheceu meu dual core de 2,6 ghz.

Devanir disse...

Que bom que deu certo

Devanir disse...

Que bom que deu certo

Adamantium disse...

Fiz essa dica hoje (06/12/2016) e aparentemente deu tudo certo!

Tenho um processador E3300 (Wolfdale-3M) que não era corretamente
reconhecido. Após a atualização tudo está OK!

Lembrando que essa placa aceita processadores em 1333 sobre
OVERCLOCK! Isso reduz a vida útil da placa.Então, fique com
os de 800 mhz de preferência.

O comando para fazer a atulização é baseado neste tutorial da ECS.

http://www.ecs.com.tw/extra/flashutl/afuusb.pdf

Eu criei um pendrive com RUFUS usando FREEDOS.

Reset a bios para os valores de fábrica.

Retire todos os acessórios(placas PCI e usb, drives de HD e CD/DVD).

Deixe apenas o teclado, de preferência PS/2.

Dê boot apenas com um único pente de memória.

==========================================
a:\ afudos [Nome-da-BIOS] /p /b /n /c /x
==========================================

Esse comando não TEM VOLTA!

Se tudo correr bem a máquina é resetada automaticamente.

Ajuste o setup novamente com valores que precisar.

Valeu pela dica... KYETOY (DF)

Anônimo disse...

Devanir queria tirar uma duvida, queria saber se posso instalar um INTEL XEON X5492 3.4GHz/12M/1600Mhz FSB, mas diante de umas pesquisas a placa só tem bios com suporte até 1333. Queria alguma dica se não for muito incômodo.
Atenciosamente Tiago Santtos

Devanir disse...

Peço desculpas mas realmente não sei te responder isso. Se funcionar é certo de que o bus ficará em 1333

isaac disse...

Opa, Minha Placa-mãe é uma P7I tambem, e to querendo atualizar a Bios dela porque é bem antiga. Eu estive procurando tem um tempo e não tinha encontrado algum topico que dava pra fazer tal procedimento correto e qual Bios Instalar. Já que são dois modelos/Versões de Bios que podem ser instaladas nessa P7I são essas. Mas só to em duvida de uma coisa.
Os Sockets dessas Placas são 775/DDR2 ?
Fabricante : Philtronics
Modelo : P7I45GC-M+ ECS
Versão : 080012
Data : 14/08/2008

Anônimo disse...

Ola isac Faça seguinte procedimento.

Faça o download do afudos no link abaixo:
https://ami.com/?AMIBIOS_and_Aptio_AMI_Firmware_Update_Utility.zip
Download da Bios 945GCT-M2 / 1333:
https://d2caf01sdkyx7e.cloudfront.net/dlfileecs/bios/mb/p4/945GCT-M21333/1_871826A1.zip?Policy=eyJTdGF0ZW1lbnQiOiBbeyJSZXNvdXJjZSI6Imh0dHBzOi8vZDJjYWYwMXNka3l4N2UuY2xvdWRmcm9udC5uZXQvZGxmaWxlZWNzL2Jpb3MvbWIvcDQvOTQ1R0NULU0yMTMzMy8xXzg3MTgyNkExLnppcCIsIkNvbmRpdGlvbiI6eyJEYXRlTGVzc1RoYW4iOnsiQVdTOkVwb2NoVGltZSI6MTUwMDIwNzA2Nn0sIklwQWRkcmVzcyI6eyJBV1M6U291cmNlSXAiOiIwLjAuMC4wLzAifX19XX0_&Signature=Rhm5MrRMobBWnwCQ66EQWhb4T5c098K3O95EaPDaPheyHyx8z1CfPVhT5FR-6YYvoo7i6l7ystKUKNQQ0EoQKtkMMcAPYPY1AJA3FhbeM08hSnp2J9EnKQF7MAm42xWcT9F2tOEaInsDIEV77vxknfO-TReGULFGgkfkQIA9wQQhDhpehtrDZerYvFkmt5XLepefwbupvxgyt-rn7~tqVYPISQn639sQxqXzHGM5ukxxDk~joQlG0SH6hohWXVKcG~Qm2A-UpLYZ4Fj~8d3DHgXrAgQf7oCst3XRgmf8k0W8u8ivbdlUBpWdqC0JS483iVqZMj9CX5Bk6x6L-MaoqQ__&Key-Pair-Id=APKAILNLX4TXKMENJUMQ

Ao termino extraia e abra a pasta amiflash\AMIBIOS\AFUWin\ e depois a pasta de acordo com a versão de seu sistema abra como administrador o arquivo (AFUWin).
OBS.: Desative seu antivírus antes de executar o procedimento.
Extraia a Bios 1_871826A1.zip

1-Após você abrir o afudos abra o arquivo da bios que você baixou, em seguida já vai direto para aba SETUP.

2-Em CMOS Option estará marcado (Nothing) você muda para (Load ROM File´s Optimal)

3-Logo abaixo esta a caixa "Miscellaneous" você marca a opção ( Do Not Check ROM ID )

4-Por ultimo Clique em Flash se aparecer para Forçar Clica e Depois seja feliz.

Espero ter ajudado. Créditos ao Devanir por ter postado uma solução para a falta de suporte a P7I45GC-M V1.0A, sendo que esta solução funciona tambem na placa PCCHIPS P17g/1333 v1.0.

Atenciosamente,
Tiago Santos - Eletrônica Digital Serrana LTDA.

Unknown disse...

Olá, Tiago. Seu segundo link não está funcionando.

Unknown disse...

Tiago Santos.
Sua orientação foi perfeita muito obrigado amigo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ola Rafael Aqui segue os links atualizados.

AMI Afudos
https://ami.com/en/download-license-agreement/?DownloadFile=AMIBIOS_and_Aptio_AMI_Firmware_Update_Utility.zip

Bios ECS-945GCT-M2 / 1333
http://www.ecsusa.com/ECSWebSite/Product/Product_DOWNLOAD.aspx?DetailID=827&CategoryID=1&DetailName=Feature&MenuID=24&LanID=12

Att.: Tiago

Taf disse...

Esse post é antigo mas até hoje se utiliza esses hardware,
aqui funcionou apesar de esse processador não esta na lista de compativeis da placa ECS. Valeu.

Devanir disse...

Põe antigo nisso... A placa mãe que motivou esse post já morreu fazem uns 3 anos.

Unknown disse...

MUITO obrigado Devanir!!!!
O Blog é antigo, porém salva vidas até hoje!

TECSET ELETRÔNICA disse...

Tecset Eletrônica - Venda de Equipamentos Eletrônicos e de Informática.

Deividi disse...

Muito obrigado amigo! Consegui atualizar e meu processador foi reconhecido. Salvou meu PC vovô da aposentadoria.

Anônimo disse...

Atualizei 31/08/2020 e deu tudo certo! Agora posso botar o Core 2 Duo E8600.

Adriano becker disse...

Manda o link da bios pfv desta quê deu certo pra você

Francisconi V8 disse...

Boa noite a todos, fiz o procedimento que o Adamantium disse pelo afudos e o resultado foi zero.
A bios não foi atualizada, esta do mesmo jeito que estava e ainda agora retorna um erro: CMOS checksum Bad.

E agora o que fazer para atualizar? Por só a minha não funcionou?
Lembrando que tentei fazer pelo afuwin e dá erro ao tentar ler o driver.

Related Posts with Thumbnails