quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Os (MALDITOS) plugins de segurança de bancos e incompatibilidade com navegadores

Se você usa Internet Explorer esse guia não funcionará. Aliás, se você usa Internet Explorer, não acesse mais o meu site, venda seu computador, mude-se para o campo e vá plantar batatas (ou outro tubérculo de sua escolha).

Se você usa o Firefox e:

1 - não consegue instalar o módulo de segurança do seu banco

2 - acessava o banco normalmente mas após atualizar o navegador não consegue mais

Talvez essas instruções remediem o problema:

Dentro do Firefox siga esses passos:

1 – Clique em Ajuda – Sobre. Nessa janela você pode atualizar o Firefox para a versão mais recente. Ou seja esperto, visite www.firefox.com e baixe a versão mais nova.

2 – Clique em Ferramentas – Complementos – Adicionar (ou clique no menu alaranjado, Complementos, Adicionar)

3 – Na janela de busca, onde está escrito “Pesquisar complementos”, digite Compatibility Reporter e aperte enter

4 – aparecerá um ítem chamado Add-on Compatibility Reporter. Clique no botão INSTALAR, à direita.

5 – Surgirá uma mensagem dizendo que você precisa reiniciar o Firefox. Clique em Reiniciar Agora.

Se você já havia instalado complementos e eles haviam sido desativados em uma atualização do Firefox, REINICIE novamente o Firefox. Pode ser necessário remover e reinstalar o módulo de segurança.

Se você ainda não havia instalado o complemento do seu banco, acesse a página e faça a instalação normalmente. Pode ser necessário repetir o procedimento de instalação do módulo de segurança mais de uma vez

De agora em diante você poderá ir em Ferramentas – Complementos e ativar plugins que o Firefox julga serem incompatíveis.

Mas lembre-se, alguns módulos de segurança podem REALMENTE SER incompatíveis com o Firefox. Caso você tenha ativado um plugin e agora o Firefox está travando você precisará iniciá-lo em modo de segurança para poder remover o plugin. Pra fazer isso segure a tecla SHIFT enquanto abre o programa. Ele iniciará minimizado e em modo de segurança.

-------------------------------------------------------------------------

No Brasil os bancos têm uma prática bastante nociva aos clientes que desejam utilizar os serviços de homebanking que é a obrigatoriedade da instalação de “módulos de segurança”.

Os módulos de segurança, como o próprio nome diz, serviriam para aumentar a segurança dos clientes que acessam o homebanking e impedir que os mesmos tivessem seus dados bancários e senhas roubados por conta de um vírus em seus computadores.

Mas na prática esses programas:

1 - São INÚTEIS. Não impedem que um vírus instalado no computador roube sua senha.

2 - Causam vários problemas nos navegadores, especialmente no Internet Explorer, e no Windows (se alguém quiser me contestar, antes faça uma busca a respeito no Google)

3 - São mini-espiões e informam ao banco vários dados da configuração de seu computador.

4 - Geram alertas falsos de infecção em alguns antivírus

A maioria desses módulos de segurança é criado pela Scopus Tecnologia.

Não vou apontar meu dedo e dizer de quem é a culpa desses módulos de segurança causarem tantos problemas. Vou apontar VÁRIOS DEDOS:

Hackers (do lado negro da Força), por criarem os vírus que roubam senhas de banco; Bancos, por exigirem a instalação dessa porcaria; Microsoft, por fazer um sistema com tantos buracos de segurança; navegadores, por lançarem atualizações tão frequentes que tornam os plugins incompatíveis; a Scopus por criar esses monstrinhos (não sou somente eu que digo, procure no Google!); e do usuário por ser tão INGÊNUO e DESPREPARADO e sair clicando em tudo que vê !!!!!

---------------- EDITADO EM 8/12/2011 ----------------

Esses plugins de segurança bloqueiam o acesso do usuário a várias chaves do registro. Recentemente fui obrigado e remover totalmente um desses plugins para PODER INSTALAR O PLUGIN DE OUTRO BANCO !!!!

Primeiro dei boot com o Hiren CD, mas poderia ser um Live Ubuntu ou qualquer CD que execute um sistema operacional.

Usando o sistema a partir do CD, deletei:
a pasta c:\arquivos de programas\gbplugin
o arquivo c:\windows\system32\drivers\gbpkm.sys
e os arquivos começados por GB na pasta c:\WINDOWS\Downloaded Program Files\

E finalmente, já dentro do Windows, executei esses comandos para retomar o acesso completo ao registro. Você precisará da ferramenta subinacl disponível neste link:

subinacl /subkeyreg HKEY_LOCAL_MACHINE /grant=administradores=f
subinacl /subkeyreg HKEY_CURRENT_USER /grant=administradores=f
subinacl /subkeyreg HKEY_CLASSES_ROOT /grant=administradores=f
subinacl /subdirectories %SystemDrive% /grant=administradores=f
subinacl /subkeyreg HKEY_LOCAL_MACHINE /grant=system=f
subinacl /subkeyreg HKEY_CURRENT_USER /grant=system=f
subinacl /subkeyreg HKEY_CLASSES_ROOT /grant=system=f
subinacl /subdirectories %SystemDrive% /grant=system=f

image

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails