sábado, 29 de janeiro de 2011

Setores fisicos de 4kb no WD20EARS-00MVWB0

Os HDs acima de 1 TB da Western Digital agora vem de fábrica com setores de 4kb, invés dos habituais 512bytes. Isso os tornou incompatíveis com o Windows XP mas no próprio HD vem instruções de como torná-lo compatível.
Pra quem usa Vista ou 7 e fez uma instalação do ZERO não há nada pra se preocupar. Mas quem clonou o HD antigo (eu) ou usa Windows XP é necessário mais um cuidado especial.
Aparentemente se isso não for feito há uma degradação grande na velocidade de gravação.
Esse é meu novo HD, de 2 TB!
Após particionar ou copiar as partições antigas é necessário executar um programa para alinhar os setores NTFS com os setores físicos do HD.
Eu usei o WD Align - Powered by Acronis mas na página existem 3 programas diferentes.
21SAM_5673
O procedimento aconteceu sem necessidade de boot nas partições que não são usadas com frequência (imagem 2) e com boot na partição de sistema (imagem 3)
Eis o resultado da mudança. As imagens mostram a velocidade da 1a partição do disco antes e depois de ser alinhada:
beforeafter
Não da pra ficar assombrado mas a melhoria é notável. Perdi umas 2h alinhando a partição de sistema e a de dados pessoais (o programa não alinhou dentro do Windows) mas acho que valeu a pena Smiley de boca aberta
Pra testar o alinhamento de discos de outros fabricantes você pode usar o Paragon Alignment Tool, que pode ser baixado nesses links: http://depositfiles.com/files/tropo9w5g  ou http://www.fileserve.com/file/STx2fJb

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails